0

Violência contra bebês

Vou falar, falei. E esse post vai com disclaimer 'é minha opinião', não vou discutí-la que para mim é verdade absoluta. Não estou nem aí pro que pensam os outros, vou vomitar e nem ler as respostas hoje.

Deliberadamente não atender a necessidade de um bebê para mim é crueldade. Maus tratos. Um bebê e seu sistema neurológico imaturo precisam de pequenos cuidados repetidamente, até que o cérebro tenha um melhor desenvolvimento. Não vejo diferença entre necessidade de leite e necessidade de colo. É necessidade igual, válidas da mesma maneira. Até adultos precisamos de companhia, acalanto, apoio, que dirá um pequeno primata.

Para quem deixa chorando bebê 'para ser independente' eu desejo o mesmo; em caso de desespero, cansaço, tristeza absoluta, eu falaria com todas as letras: foda-se. Fique sozinha para aprender que a vida é cruel, que ninguém vai lhe ajudar. Estou fazendo isso pra vc ser 'independente', seja lá o que isso signifique. Chore até desmaiar de cansaço e desespero, porque eu não vou lhe dar o ombro.

Independência, autonomia? Eu não quero filhos independentes: quero-os antenados no mundo, na ecologia, crescimento sustentável, que se importe com os outros. Não use de escada, seja moral e correto. Independentes, nunca, jamais.

Fetos e mãe estão ligados fisica e emocionalmente, um enlace. A amamentação mantém esse laço fortemente; mas eles vão se distanciando. Cada vez mais para longe, num ímpeto que vem de dentro. A gente só faz aceitar, porque o crescimento é o segredo divino. Alguém já viu algum adolescente que queira fazer cama compartilhada com os pais? Desde que depositemos confiança nos filhos, eles se afastaram gradativamente.

Segurança. A certeza de que seremos apoiados se necessitarmos, que podemos ir cada vez mais longe e ainda assim teremos apoio. Consegue-se isso abandonando um bebê a sua própria sorte? Que segurança nos pais uma criança dessas terá, de que está sozinha no mundo?

Enoja profissionais da saúde que profetizam como deuses, que semeam sua ignorância como autoridades máximas da ciência. Enoja utilizarem-se dos títulos para repassar crendices que servem de desculpas para maus tratos contra as crianças e minar a pouca confiança na própria maternagem. Irrita tirarem as decisões básicas da vida da criança de seus pais.

Se dão uma palmada nas crianças que erram, eu devia encher essa criatura de porrada; quem sabe assim lesse mais artigos e se colocasse em seu lugar. Resolve?

Em tempo: hoje há consenso que leite humano deve ser ofertado em livre demanda, e que previne a obesidade na vida adulta. Eu não acredito que cérebros diminutos de bebê façam mais do que sobreviver; e deixar chorando sozinho aumenta os níveis de cortisol, estimulando a violência teoricamente. Também acredito que os PAIS devem decidir onde o bebê deve dormir, de acordo com o que for mais confortável para a família.

E admito que a maternidade cansa, amamentar cansa muito. Vida se alimenta de vida.

Mas nada justifica 'culpar' a mãe pela dependência nata dos bebês humanos. Culpe os deuses, a evolução, culpe quem quiser, mas a mãe é apenas mãe e humana.

0 comentários:

Back to Top