0

Copiando da partonosso....

..... By Roselene, 25 de Jan de 2004
Como diz Waleska, direto do túnel do tempo!


As mulheres entram nesta lista com seus múltiplos históricos de vida e por múltiplos motivos. Poderíamos fazer uma escala de dificuldade!

grau 5 – cegonha
está na terceira geração de cesárea eletiva: a mãe e a avó fizeram, as amigas fizeram, seus ídolos xuxa&cia.blonde tb. Ela nunca cogitou outra possibilidade, simplesmente não existe outra modalidade possível em seu acervo mental pessoal. entrou na lista por acaso, está grávida de 12 semanas e pensou se quem sabe teria uma lista para discutir sobre isso, ela está em dúvida sobre qual maternidade é mais legal, e então entra no mesmo yahoogroups q a levou à lista sobre
poodlestoys e pop-espiritualismo e encontra a nossa; choca-se qdo lhe dizemos por onde nascem os bbs, chama a gente de radical e some dizendo "não a-cre-di-to, geeeeeeeente......".

grau 4 – playground
imagina q fará cesárea e está preparando um mapa astral para escolher a data, afinal parto normal é para mulheres menos favorecidas, gente q não tem opção. acredita q parto normal compromete a vida sexual; nunca parou pra pensar, qdo pára vê q tem muitas dúvidas... faz perguntas, concorda com algumas coisas, apresenta uma série de obstáculos, da mãe ao plano de saúde, e ao final está certa de q pode conseguir um parto normal com o seu médico, pois ele disse q não tem
nada contra parto normal. A taxa de cesáreas dele é 95%. dias depois ela volta pra dar um "oi", diz q teve q fazer cesárea porque tinha xis voltas de cordão – vcs precisavam ver, ele nasceu roxinho, coitado e diz: "vcs não podem ser tão radicais! minha experiência tá sendo ótima e o importante é q eu e bb passamos bem". E no íntimo ela e seu par pensam, bem baixinho: "uffff... intacta".

grau 3 - moderna
quer "tentar" o parto normal, já ouviu falar q a recuperação é muito melhor e então talvez seja melhor sofrer um pouco antes do q muitos dias depois. chama parto normal de "sonho", pois sabe q é muito difícil uma mulher moderna conseguir parto normal hoje em dia, é sedentária, trabalha e além de tudo é muito parecida com uma amiga que "não teve passagem" - tem dificuldade para colocar ob, então
imagina q será muito difícil ter um bb saindo dali.. ao final, mais ou menos convencida de que parto normal não é tão difícil de conseguir, de qq forma não abre mão de estar num hospital com as máquinas de fazer ping e acha anestesia um recurso maravilhoso, torna tudo mais zen e clean, q ela não tem nada de natureba. acha radical quem lhe mostra as inconveniências das intervenções hospitalares.
pelo seu poder de sedução junto ao médico pode conseguir um parto normal hospitalar estilo discovery channel, mas se não for por isso... ele vai encontrar uma indicação pra cesárea nos seus múltiplos ultra-sons.

grau 2 - deus no céu e dr. fulano na terra
sabe muito e quer parto normal, mas demora a acreditar q está nas mãos de um médico cesarista: ela faz um plano de parto e mostra ao médico q acha tudo lindo. magina, gente, ele disse q apóia!!!!! com toda nossa vivência a gente tenta alertar, ela se mostra ofendida com nossa incompreensão. chama a gente de radical e depois volta à lista dizendo q a gente tinha toda razão, e da cama do hospital já planeja seu VBAC.

grau 1 – futurinha
teve infos muito positivas ao longo da vida sobre parto normal. pode ou não saber muito a respeito, mas já tem a semente do conceito embutida: QUER PARIR. estatisticamente, é quase certo q esteja com o médico errado, e troca de médico assim q lhe alertamos sobre alguns pontos, se for o caso na 40ª semana. descobre q seu médico há 12 anos nunca vai colaborar com seu parto normal. ao final consegue parir com o mínimo de ou nenhuma intervenção numa casa de parto ou na "pior" das hipóteses numa sala de parto hospitalar (ou até na escadinha da
maca, né Socorro!!) com doula e médico "dos nossos" ou parteira.

grau 0 – radical
chega preparadíssima conceitualmente, tira dúvidas, e de tão convicta fala: "radical!!!!! vou ter parto em casa".

grau honorário – fisiológica
essa ainda tô pra ver: vai ter um unassisted e deixar muita radical
de bocaberta.

0 comentários:

Back to Top