0

Do que são feitos os revolucionários

Wikcionário
1) aquele que provoca revoluções;
2) grande renovador;
3) inovador.

Priberam (pr-PT)
* Partidário da revolução.
* Fig. Aquele que introduz novos processos em.

Michaelis
1 Partidário da revolução. 2 Aquele que toma parte numa revolução. 3 Aquele que propaga idéias novas. 4 Aquele que provoca revoluções. 5 Aquele que pretende uma nova ordem de coisas por meios violentos ou pela revolução. 6 Aquele que introduz novos processos numa arte, literatura, ciência ou indústria; inovador.

DicionarioWeb
Que, ou aquele que provoca revoluções; favorável a transformações radicais; progressista, inovador.

Dicionários são objetos peculiares. Eles definem o significado de todas as palavras; como é documentado, muitas palavras estão com o significado que elas deveriam ter ou que já tiveram. Por isso, o melhor termômetro inventado atualmente é a wikipedia e seus projetos afiliados: ali a gente realmente sente o que se pensa na internet.

Então revolucionário é o inovador. Seria um elogio ou ofensa?

Sou 'favorável a transformações radicais'; serei eu uma revolucionária? Creio que sim. Acredito que é mais fácil viver numa sociedade menos tecnocrática, menos medicalizada começando pelo parto. O nascimento de uma mãe, o milagre da vida.

Mas o bom revolucionário escolhe suas batalhas; não se deve matar o mensageiro. Só agir por impulso em todas as áreas é ser barraqueiro e chato, mas não inovador.

0 comentários:

Back to Top