Dor

Estou já de saída da net, mas vou copiar mais um texto meu do orkut, sobre dor do parto.

Eu não achei que a dor foi tão terrível, sabe.

No primeiro parto, eu estava sozinha, apavorada num hospital frio! Foram as piores horas que já passei, achava que ia morrer, passei mal de todas as maneiras.

Nesse segundo parto, tinha doula, estava tranquila em casa. Hahahahaah Achei que ia ainda demorar muito (veja, eu estava esperando a dor do primeiro) e quase que nasce em casa!


A dor da contração é tipo uma onda; ela não é inesperada. Ela vai subindo, subindo, subindo, como uma onda; daí atinge o pico e desce, desce, desce. O pico é pequeno. Muitas e muitas vezes, quando está subindo parece que vc não vai aguentar, mas daí ela começa a descer. Pra mim, era como uma dor de cólica menstrual mesmo, um tanto mais fortinha. Vc sempre sabe como ela vai se comportar, vc tem tempo de se preparar para encará-la.

Como a dor não é contínua, vc sempre tem tempo pra respirar. Mesmo no final, que parece que o início de uma contração emenda no final da outra, vc sempre tem ali, nem que se seja 15 segundos, pra respirar e se recuperar. E é o pico que pega...

E sempre tem uma posição que a contração dói menos. Tem gente que fica na bola, tem gente que fica debaixo do chuveiro, agachada/acocorada, sentada, com massagens, andando, rebolando, etc.

O que pega num parto é o cansaço. Essas contrações vão cansando mesmo. Às vezes parece que aquilo não acaba nunca; ainda bem que só pensamos isso prq já estamos no finalzinho. Esse cansaço, esses picos que nos levam ao estado alterado de consciência, que chamamos carinhosamente de "partolândia".

Claro, tem que relaxar a pelve! Não adianta travar!

-----------------------
Agora, nem sei se o expulsivo dói. Eu estava na partolândia, eu me lembro apenas de trechos do que aconteceu . E o expulsivo é tão intenso, vc sente tanta, mas tanta coisa ao mesmo tempo, que vc se sente numa avalanche emocional.

1 comentários:

ALini PLoszaj disse...

Dá para ter uma idéia do que o parto nos reserva.. :) Adorei seu relato! :) Quero chegar logo na partolândia!

Back to Top