0

E o bebê não é troféu.

A maioria das pessoas não possuem a menor noção de privacidade, respeito e empatia pelos sentimentos de uma criança, e pelos bebês parece que é menos ainda.

Bem dizia doutora Relva, 'o corpo da criança é latifúndio'. Todos sentem-se no direito de dar palpites, de afirmar o quanto aquela precisa se alimentar, o quanto aquela criança precisa ficar quieta. Isto é, o corpo da criança é um completo inútil, que nem para decidir a sua saciedade presta.

Isso quando o assunto não beira as funções fisiológicas dos filhos. E Cláudia Rodrigues expressou exatamente o que penso neste post. Isto é, um adulto ficar constipado, com fezes endurecidas, ou mesmo avermelhadas ou pretas não gera tanto ibope; agora um bebê de fezes quase liquefeitas, ou verdes, ou amarelas, este sim recebe mil palpites. Afinal, que direito temos de enfiar quaisquer objetos nos ânus de nossos filhos sem uma razão REALMENTE necessária?

Algumas mães prestam-se ao ridículo falando das genitálias de seus bebês: algumas mostram ORGULHOSAS as fotos de ultrassonografias que mostram os pênis de seus meninos. Que me perdoem essas mulheres, mas eu não fico exibindo minha vulva por aí, ainda mais no Orkut. Acho falta de respeito com o corpo dos outros, sinceramente.

Afinal, 'criança não tem que querer nada'. Como assim 'querer nada'? Não é um pouco de abuso que uma pessoa não possa expressar seus sentimentos de frustação? Ainda mais sendo menor e teoricamente menos imatura emocionalmente.

E o sono, então? Os adultos podem ter N manias para dormir, mas os bebês não. Adultos podem ir dormir as 9:00 PM ou as 02:00 AM, e é normal. Adultos podem só dormir na rede, podem só dormir na cama, podem precisar de silêncio absoluto, podem precisar de rituais. Agora bebês não: a teoria de que devem dormir em qualquer lugar, por mais barulhento ou irritante que seja é insana. Bebês tem os seus primitivos cérebros, e sim, precisam de ajuda para dormir. Lembrem-se, karma evolutivo. Não culpem os bebês por serem imaturos, culpe a evolução que nos fez cabeçudos.


Bebê dormir a noite toda não é troféu. Criança sem opinião não é prêmio. Cada pessoa é única, desde o nascimento. Somos pais, cuidadores, mas nunca seus donos.

E no fim das contas, a frase abaixo ajuda nas horas difíceis, da comunidade 'Soluções para noites sem choro':
A maioria dos problemas se resolve com amor, paciência e rotina; alguns problemas não se resolvem, mas aí pelo menos você cuidou do seu filho com amor e paciência.


0 comentários:

Back to Top