0

Berçários

Algumas pessoas resolvem colocar seus pequenos toddlers com 12, 18 meses na escola para que eles socializem. Para mim, é uma perda de dinheiro e atenção inútil.

Um bebê tão pequeno não interage com os outros, no máximo senta e brinca um ao lado do outro. Mas os jogos sociais, leva bem mais que alguns meses para achar graça. Nesse período, a adaptação na escola pode ser complexa, além de desgastante. Dependendo da filosofia da escola e segurança dos pais, essa criança pode chorar horas por não ver sentido naquilo.

Existem algumas exceções, principalmente em crianças que não dispõem de irmãos ou parquinhos para brincar. Mas uma criança com menos de 2 anos não socializa, é uma egoísta no sentido mais amplo da palavra; a empatia é aprendida. As crianças podem no máximo sentir falta de semelhantes, mas um clube também resolveria.

Outro complexo são pais que querem preparar seus filhos para o vestibular desde antes de sair das fraldas. Ah, claro, fará MUITA diferença se a criança aprende a pintar dentro da figura com 2 ou 5 anos. Ah, claro, dá pra colocar no currículo com que idade falou 'mamãe' ou quando saiu da fralda. Ou então a idade em que aprendeu a ler! Sério, ganhará um nobel por isso.

Um berçário precisa de cuidado e carinho; socializar e 'ensinar' não é para berçário. Eles irão aprender no tempo deles. Berçário é necessidade, e não luxo.


0 comentários:

Back to Top