0

As linhas tortas do desenvolvimento

Uma idéia completamente errada que temos é que o desenvolvimento das crianças é linear, previsível, sempre 'para frente' e dirigida pelos pais.

Não, o desenvolvimento não é linear. A melhor descrição são saltos; vai de dia em dia, pouco a pouco, e de repente da noite para o dia acontecem mudanças drásticas - e imediatamente antes poderiam ter episódios de 'regressão'. Três passos para frente, um para trás. Os bebês não crescem conforme o que queiramos, o que podemos é perceber certos tempos e gentilmente modificar alguns pequenos detalhes.

'Ensinar' a dormir de noite, dormir sozinho e a noite toda, 'ser independente' (seja lá o que isso signifique), mamar menos, ter rotina é simplesmente perda de tempo! Uma 'vitória' do seu jeito de ver hoje não diz nada do dia de amanhã, porque o desenvolvimento não é retilíneo; uma noite no berço não dá nem margem de garantia de que amanhã será levemente parecido.

(procure mais sobre saltos de desenvolvimento e mamadas no GVA)


Nosso papel como pais não é ter um bebê 'perfeito' aos olhos dos outros. É respeitar o ritmo próprio, é protegê-los do mundo insensível e competitivo pelos primeiros anos da infância. É limpar o caminho para que nossos filhos se desenvolvam: aprender a não atrapalhar e não deixar que atrapalhem.

Esqueça, bebês pequenos mamam várias vezes à noite, acordam, e tem um ritmo próprio - aceite isso. Eles se tornarão adultos sozinhos, não interessa o que você faça, provavelmente quebrar o ritmo só irá atrapalhar mais. Nenhum adolescente saudável reclama por ficar sozinho em casa sem os pais. Ninguém mama até os 18 anos. Ninguém chega na faculdade sem saber diferenciar noite do dia. Todos são feitos naturais, não se 'ensina' simplesmente. Podem ser levemente estimulados, mas não ensinados - interferir nos ciclos de desenvolvimentos é uma afronta ao desenvolvimento.

Não posso acreditar que ficar sem colo, ser ignorado, não ter seus sentimentos respeitados faça adultos melhores. Não posso acreditar que uma criança é mais inteligente por descobrir que não pode contar com nenhum adulto para ampará-la. Se não quisesse ter trabalho, comprasse uma samambaia.

0 comentários:

Back to Top