0

Os percentis

Todo mundo que tem filho já conhece as tabelas de crescimento. Se você não estava no planeta nas últimas décadas, pode conhecê-las aqui. Mas, a pergunta que vem é, como elas foram criadas? E como devem ser interpretadas? O que é um percentil, caracas?

Eu já tive alguma pouquíssima estatística na minha vida. Para mim aquilo é coisa de maluco, principalmente na hora que eu tinha que afirmar que 176 é igual a 183 (com margem de erro de x%). Oi?

Sei que eventos aleatórios independentes tendem a ter uma distribuição normal na população, isto é, tem um valor que ocorre mais, quanto mais se distancia desse valor menos ocorrências temos. Uma 'ondinha', mais alta, mais gorda, depende do evento - note que a 'onda' NUNCA encosta no eixo X, isto é, o número de ocorrências nunca vai ser zero. No google, achei esse e esse link que podem explicar.


Se pegarmos a altura de meninas de exatos 2 anos sob certos critérios (saudáveis, amamentadas exclusivamente no peito até 6 meses, etc e tal) e distribuir nesse gráfico - nº ocorrências vs altura, perceberá que a 'crista' fica no 85.6cm, e as quantidade de ocorrências das demais alturas vão diminuindo progressivamente. Explicando de outra maneira, 50% estão na linha mediana ou do lado direito; 50% estão na linha mediana ou do lado esquerdo. 





Também não é muito difícil determinar as outras linhas: uma para 5%, para 10%...95%. É apenas um xunxo gambiarra artifício técnico com ajuda de umas tabelas mirabolantes dessas (não ousem me pedir para lembrar).

Tá, lindo - você pensa. Mas as tabelas que vemos não tem NADA a ver com essas. Pense, ter uma tabela de ondinha dessas para cada dia da vida da criança seria uma afronta ao meio ambiente, então elegeu-se uns pares de 'percentis' e se desenhou todos num gráfico, mais ou menos assim:


Ali representamos os percentis 3, 15, 50, 85, 97. É fácil pensar só na linha verde, o percentil 50 (a linha mediana). Eles pegaram os valores da linha mediana em todas as ondinhas, e desenharam a curva; e o mesmo procedimento para todos os outros percentis. 

Se seu filho tem o peso exatamente na linha '15th', quer dizer que 15% das crianças saudáveis tem o peso dele ou menos. Gente a beça, diga-se de passagem. 

Sobre a interpretação da tabela, leiam esse tópico no orkut, esclarecedor.




0 comentários:

Back to Top