A amável gestação

Para C.



Tem umas pessoas sem noção nessa vida. Ou com amnésia seletiva. E eu amo falar sobre mais variados sintomas da gestação - as pessoas evitam falar, e as gestantes se sentem únicas. Já descrevi que gravidez é uma coleção bizarra de sintomas aleatórios. Fiz uma pequena relação do que já vi:


Salivação excessiva ou diminuída, enjôo, náusea,  estômago 'apertado', gases, arrotos, prisão de ventre, hemorróidas, fomes 'repentinas' e instantâneas, vontade de comer coisas cítricas, gosto 'ferroso' na boca, azia, aumento ou diminuição do apetite, mudanças nos gostos alimentares (depois do nascimento, ainda podemos passar meses odiando certos cheiros). Micção em 'gotinhas', candidíase, infecção urinária, cólicas uterinas, aumento ou diminuição da libido, aumento da lubrificação vaginal, varizes vulvares, seios produzirem colostro, escurecimento da auréola do seio, seios inchados. Tontura, queda de pressão, diminuição da imunidade,  dor nas costas, nas costelas, sono (muuuuuito sono) ou insônia, fraquezas, dor de cabeça, inchaço,  olfato aguçado, irritabilidade, pre-disposição a chorar (rs), formigamento nas mãos, cãimbras, dificuldade de respirar, cansaço, maior ou menos sensibilidade à dor.

E ainda por cima a grávida pode ficar mais distraída, esquecida, desligada. Dizem por aí que os neurônios migram todos para a placenta, vá saber.


Isso que nem entrei nos detalhes dos dias pré-nascimento, que incluem vontade de faxinar, ansiedade, medo, diarréia, vômitos e a saída do tampão mucoso do colo do útero (numa quantidade meio absurda, diga-se de passagem). A bolsa d'água tb não é pequeninha.



Mas depois que nasce... ah, tudo vale tanto a pena! E você embarca de novo, e tem outra gravidez surpreendentemente diferente.

1 comentários:

Amyntaamoon disse...

Nossa, quanta coisa. Tive sorte então, pois o que eu tinha era uma fome lazarenta e sono interminável .... hehehehe

E os dias antes do parto, bem, a Alice nasceu antes do previsto, foi basicamente a bolsa romper e chamar o taxi pra maternidade. O pós parto que foi devastador, eu chorava só de me darem "bom dia"!!!

Mas de fato, depois que nasce a vida se torna colorida, iluminada e não tem nada que substitua essa alegria! Estou apaixonada e é pra vida toda!!! =D

Back to Top