3

Frank ou cesárea?

Do meu texto Parto Anormal, sei que houveram vários comentários a respeito de 'melhor marcar logo a cesárea se não puder ter um domiciliar'.

Não é bem por aí. Cesárea é cirurgia: eu acho que deveria se chamar somente 'cirurgia de extração de feto' - que é o que ela é. Não tem cirurgia de extração de ciso, cirurgia para retirada do apêndice, retirada de parte do estômago?

Se você me perguntar, eu respondo: mil vezes o meu frank a uma cesárea. Por pior que tenha sido, eu me senti orgulhosa, poderosa de ter parido meu filho. Não é bolinho, não, eu fui lá e sozinha coloquei meu filho do mundo. Sabia que se tinha dado conta do parto, dava conta de cuidar do bebê.

Os hormônios facilitam a amamentação, facilitam a vida do bebezinho. Eu pude sentir a força da natureza, por mais que tenha lutado contra ela. Sabia que meu útero era capaz, sabia que não tinha uma cicatriz em meu útero, sabia que meu corpo entraria em trabalho de parto numa próxima gravidez.

Sabia que podia contar com minha força física e mental. Foi minha prova de fogo, e eu sobrevivi. Numa força tão grande que eu não imaginei que tivesse.

A frank me atravessou, me ensinou, e levei anos para perceber que não foram as contrações a parte dolorosa. Mas a cicatriz da alma? Essa foi embora. Por pior que tenha sido, o sentimento de vitória e superação depois do parto lava a sujeira, joga para debaixo do tapete.

Nunca, em tempo algum, pensei em fazer cesárea para os próximos filhos. Eu sou uma pessoa sensata, sei que a cirurgia tem mais riscos para os bebês do que o parto com analgesia.

3 comentários:

bbzsinlove disse...

Acho que sou eu que escrevi... mas eu não expliquei direito...
Tem uma amiga que eu falei pra ela, mandei links, convidei pro grupo de parto natural... e ela nada...
Aí a médica induziu, forçou uma cesa, ela bateu o pé que queria normal e a médica fez uma cáca!
Fórceps sem dilatação total com bb alto, episio de 15 cm, uma baita cicatriz... hematomas desde o joelho (pq a médica apoiou os pés na perna dela pra puxar a bb), analgésicos fortíssimos por váááários dias...
Hj essa amiga disse que o próximo nasce em casa, pq parir em casa, segundo ela, não pode doer mais do que o que fizeram com ela no hospital.
Entre um frank desses e uma cesa... eu fico com a cesa.

Mas eu não corro esse risco, pq eu tenho bb em casa, se eu tiver que ir pro hospital, é pq é necessário de verdade! Não teria escolha mesmo!

Bjo!

Cath da Laura

Ingrid disse...

Eu sou uma pessoa sensata, sei que a cirurgia tem mais riscos para os bebês do que o parto com analgesia.


Muito bom....

Cintia disse...

Cath, mas veja por ela.

O que ELA preferia? O frank que ela teve ou uma cesárea?

O frank inacreditavelmente ainda consegue manter algo de puro e intocado. Tanto é que sua amiga não tem medo mais da dor, não tem medo de PN. Nem tem dúvidas que sabe parir, nem que consegue.

É fácil decidir a cesárea por causa do sofrimento... mas o aprendizado?

Back to Top