13

Diga NÃO ao desmame abrupto.

Algumas pessoas tem a idéia errônea que o melhor jeito de desmamar é colocar pimenta, losna, ruibarbo ou qualquer coisa desgostosa no peito. Ou então, desaparecer e deixar a criança sem o peito (e sem a mãe) por dias. Ou dizer que o seio está machucado.

Vou repassar um trechinho do texto que a Andréia Mortensen (moderadora das comunidades 'GVA' e da 'Soluções para noites sem choro') elaborou aqui no GVA. Dêem um pulo lá, está recheado de links e textos úteis.


Diante a tantos relatos de desmames abruptos e precoces que não resultam em melhoria no sono, pelo contrário (na comunidade ‘Soluções para noites sem choro’), resolvi agrupar informações sobre desmame abrupto e possíveis consequências para a mãe e a criança. Espero que sirvam para reflexões gerais na comunidade.

desmame abrupto é extremamente traumático para toda a família e isto infelizmente ainda é comum: algumas mães deixam de dar o peito de uma hora para outra, com soluções drásticas como dormir fora e deixar a criança aos cuidados de parentes, aplicar produtos desagradáveis nos seios para que a criança os rejeite pelo gosto ou ainda com mentiras, enganações e choques visuais, como exemplo usar um band aid nos seios e dizer a criança que estão machucados.

A amamentação é algo TÃO importante na vida da mãe e da criança, foi o início de comunicação entre mãe e filho, foi fonte de nutrição, de afeto e não deve terminar de uma maneira brusca, com artifícios, enganações, mentiras, fazendo com que a criança talvez se sinta culpada por ferir sua mãe. Essa é uma responsabilidade e culpa enormes que são transferidas para o filho no evento de um desmame repentino.

Quando perde o peito de repente, a criança se sente desolada, sofrendo uma perda, pode se sentir rejeitada pela mãe, gerando insegurança e muitas vezes rebeldia. A perda repentina do seio materno pode causar trauma emocional na criança, já que amamentação não é somente fonte de nutrição para o bebê, mas fonte de segurança e conforto emocional também. Não há absolutamente como explicar a um bebê que repentinamente não pode mamar mais.

Desmames abruptos não permitem que ambas partes físicas e emocionais de mãe e filho sejam trabalhadas gradualmente. Por outro lado, ao promover um desmame gradual pode-se compensar aos poucos outros tipos de atenção para compensar a perda do contato íntimo da amamentação.



Na mãe, o desmame abrupto pode resultar em ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto lactífero e mastite, além de tristeza ou depressão, por luto pela perda da amamentação ou por mudanças hormonais. Depressão pode surgir por um decréscimo abrupto dos níveis hormonais maternos, portanto mães com história anterior de DPP devem especialmente atentar para as consequencias de um desmame abrupto.


O desmame deve ser natural, consensual, em acordo entre mãe-filho, isto é, haverá um tempo e um ritmo próprio, um período da vida da mãe e do filho em que ambos aprendem a dar e receber alimento, aconchego e a se comunicarem de uma maneira nova, que não com os seios. São portanto três elementos a serem considerados de grande importância na amamentação: nutrição, afeto e comunicação. Quando ambos três itens estão plenamento supridos sem a amamentação num processo de autonomia e maturidade vindo da criança, um desmame gradual pode ser promovido.

Em outras palavras, deve ser resultado de uma maturidade da criança e não uma imposição da mãe ou de outros familiares ou conhecidos, ou ainda médicos.

No segundo ano de vida a criança necessita de vários estímulos, brincar, cantar, dançar, adquire destrezas motoras, e começa o linguajar, que é uma forma poderosa de comunicação. Quando uma criança está em um ambiente seguro, rico em estímulos, recebe carinho e atenção também do pai, ela está mais apto ao desmame total com facilidade.


Em termos de desenvolvimento, um desmame antes de 2-3 anos é precoce, o bebê ainda precisa mamar, ainda está em processo de individualização, ainda está na fase oral, os benefícios são muitos, enquanto que a troca por objetos para saciar a necessidade oral não apresenta vantagem alguma.

As consequências para o cérebro em desenvolvimento de um bebê que é submetido a mudanças permanentes e abruptas, com interferência de estranhos, choro sem consolo, negação de afeto e as violência emocional podem ser drásticas.




13 comentários:

Vania.R disse...

Olá,
tenho uma bebe que fará 02 anos agora 19/09/11, No dia 07/09 iniciei minha tragetória de desmame com o argumento que o peito estava ferido. Na primeira noite, foi terrível.Ela sentiu muito e eu também. No 2º dia teve febre, e o pior eu tinha que trabalhar. no 3º febre e alta (39º) corri pra emergencia e o pediatra disse que afebre emocional abaixa a imunidade. Hoje, domingo, e ela o tempo todo pedindo o "gagau", eu sem saber o que fazer, decidi pesquisar o tema no google. E me deparei com seu blog que me tocou imensamente. Estava fazendo da maneira errada, pois ela já estava perguntando: mamãe o gagau tá dodói?? Não resisti... chorei... e decidi voltar a dar o gagau pra minha bebe que está tão fragilizada e também doentinha, com febre constante. OBRIGADA pela dica tão valiosa.

Unknown disse...

Meu filho tem 1 ano e 2 meses.Amamentei-o exclusivamente até os 5 meses. Depois comecei a inserir outros alimentos até pq precisei voltar a trabalhar.Fui muito feliz na amamentação. Não tive problema algum.Hoje ainda amamento 3x ao dia. Porém agora está difícil, pois meu bebê tem feito meu seio de chupeta , principalmente a noite. Meu esposo tem me ajudado muito,estando mais com ele e fazendo-o dormir . Até pensei em passar Ruibarbo hoje. Mas depois que li o texto da Andréia, vou repensar sobre o assunto.

Unknown disse...

Nossa li essa materia e me senti a pior mae do mundo ! Minha filha tem 1 ano e 6 meses e descobri uma nova gravides a minha Go me mendou desmamar ela d imediato ! Entao optei por usar o ruibarbo e minha filha ta o dia todo sem pedir peito !

Unknown disse...

Tirei meu filho com 10 meses com mt facilidade e com orientação médica que já no consultorio disse a ele que o mamá da mamãe tinha acabado e que a partir de agora ele iria comer comida ( detalhe: ele só queria mamar e não comia direito). Ela me orientou a dizer o mesmo à ele cada vez que ele procurasse, "o mamá da mamãe acabou, não tem mais mamá" e pediu ao meu marido para ele dar a mamadeira. Meu bebê nunca tinha aceitado mamadeira e nesse mesmo dia quando viu que realmente não ia ter mais tete, acabou aceitando e dormiu a noite inteira procurou só mais uma vez, repeti o que a médica falou e sem mais problemas. quanto ao meu peito esvaziava um pouco debaixo do chuveiro morno até que foi diminuindo aos poucos.
Sou a favor do amamentar até qd a criança quiser desde que não se torne um problema para mãe ou para a criança. É preciso ter bom senso.

Unknown disse...

ola, meu filho tem 1 ano e 9 meses, comecei a tirar ele do peito dizendo que ele é grandinho e só nenem que mama, ele nao aceitou e quando viu um pano no seio pra nao vazar ele achou que era dodoi mais mesmo assim ele continuou a pedir, o problema que ele nao chorava muito mais o comportamento dele mudou no extremo, ele começou a ficar agressivo, nervo, desobediente, pirracento e muito chorão. sendo que eu comecei a entrar em depresao, hoje estou no 4¹dia quase entrando no quinto e ele so piora e ainda pede o peito. quando vi esta pagina me abriu uma luz e voltei a dar o peito pra ele, ele ficou super feliz mamou um pouquinho e logo deixou, nao sei se ele vai querer mais, estou bem aliviada sem arrependimento de voltar a dar.
se alguem quizer saber como prosegui pode entra em contato comigo pelo facebook aquila santos.

Jessica K@rol disse...

Meu filho tem 3 anos e 1 mês, hoje é o segundo dia de desmame, ele está tendo febre desde o início da manhã, passei aluman ( uma Folha comum no desmame aqui na minha região ) confesso que estou escrevendo e chorando por causa do texto, mas....por outro lado, acho que vai passar tudo isso, não posso voltar atrás pois ele está respondendo bem apesar da febre, tá mais carinhoso, estamos trocando o peito por muitos carinhos, beijos, muito colo o dia todo....e em momento nenhum ele chorou, tá se comportando como um hominho. ..dói, confesso que dói muito, mas ja tentei conversar várias vezes com ele e não adiantou, já tentei várias vezes de forma natural ...sem sucesso, digo que o peito ficou ruim, pois ele já tá forte e grande ( ele sorri) ofereço a ele diz - ÉCA... conto que com o irmão também foi Assim, o irmão de 6 anos diz a ele que eles não precisam mais de peito, porque já estão fortes e grandes rs....Deus me ajude e que passe logo.

Mother s Duds disse...

Nossa deveria ter lido antes ! Minhas amigas me falavam muito os tira o peito ,eu ouvia mas não me deixava levar por influência . Eu tinha dó , porém minha filha já esta com 2 anos e 4 meses e eu achei que já estava na hora não porque eu queria ou ela não queria mais , mas me preocupei mais porque inibia um pouco a fome por causa de querer mamar toda hora . Também por ter que passar os finais de semana com o pai , eh sofria com dor e acho que pra ela ficava mais difícil . Bom a uma semana derrepente invebtei inventei uma história de bicho no mato ela ficou c um pouco de medo e desencanou de mamar , no primeiro dia ok , no segundo ok , eu estav super feliz , mas depois ela voltou a pedir durante os sonos da tarde . Depois nas horas que ficava injuriada , e lembrava , eu dava voltas de carro pra distrair , saia , mas foi piorando .. a vontade foi ficando maior , mas no terceiro dia tomei dostinex pra secar , não tinha mis como voltar atrás , ela não poderia mamar .ontem e hoje voltamos da praia e ela está febril , a médica disse que não era nada , mas agora que li , vi que só pode ser a falta do peito , ela está um grude comigo e sente muito sono , chegou até dizer que estava triste ! Nossa se eu tivesse lido um pouco mais , teria feito diferente , não sabia que ela poderia sofrer assim .. se tivesse sofrido no começo acho que teria desistido mas como foi depois .. não posso voltar atrás .��


Cintia disse...

Pra todas vcs que desmamaram abruptamente, acontece.

A gente toma as decisões certas, outras que a gente se arrepende.

Se já passou, é bom dar muito carinho e amor pros nossos pimpolhos pra eles saberem que a gente os ama muito :)


E com o passar dos anos, essas coisas se tornam tão desimportantes.

Cristina Dias disse...

O texto só fala em abstrato, não dá uma solução concreta para o problema. "O desmame deve ser consensual"? Ah, pára. Não se sintam mal, mamães. Amamentar é fantástico, mas quando se transforma no martírio de ter que levantar de hora em hora todas as noites, tendo que trabalhar no dia seguinte, tem que acabar.

Unknown disse...

E quando precisa tirar por conta de saúde?? O que fazer? Tentei tirar de minha bebe pq precisei passar a noite no hospital e ela teve febre e tudo. Não aguentei e dei pela manhã. Como posso fazer? Me ajudem.

Cintia disse...

Oi, moça,

Olha, eu não tenho como dizer prq não tenho detalhes, né?
Nem qual os problemas de saúde, nem a idade da sua bebê.

Se vc tiver que se ausentar por curtos períodos de tempo (seja por viagem ou infelizmente por ter que se internar), até para que seu peito não fique duro e 'empedre', se for possível que vc tire pelo menos um pouco de leite (manual ou máquina, tanto faz). Isso estou assumindo uma bebê pequena que ainda mama bastante.

Eu sei que as vezes simplesmente isso não vai ser possível, talvez vc esteja muito ruim de saúde, e bem, segue em frente, não se culpe não. Se for um período curto, um dia ou dois, não deve afetar tanto sua produção (mas tome muito cuidado com mastite).

Agora se for por medicamento, peça um que seja compatível com amamentação. Tem uma lista grande no site da OMS de todos os que são consideráveis compatíveis. Se seu médico disser que não existe, peça uma segunda opinião de outro médico.

Isso se vc quiser continuar amamentando, óbvio.
Se vc estiver simplesmente muito mal e não quiser amamentar, ninguém pode te julgar.
Mas pela sua resposta, me parece que vc quer continuar.

Ju disse...

Gostaria muito que aqui em casa tivesse sido com consenso ...gradual...tudo natural...mas...infelizmente minha filha de 1 ano e 8 meses é muito resistente a tudo isso...pedia incessantemente o peito o dia todo...a noite toda...estava ficando sem paciência irritada...por fim resolvi dizer q o peito estava dodói passei batom vermelho e falei q agora mama só na mamadeira (como na creche)...Hj fazem exatamente 1 semana e graças a Deus não deu febre mas senti mudanças em seu comportamento como nervosismo e muito apego comigo...está chorona tbm.Bem só queria finalizar dizendo q este foi o melhor método q encontrei até agora...não q seja melhor p todas as mães...cada caso é único.Aqui estava havendo sofrimento de outras maneiras tbm...pois tbm fazia manhã a Toa é me deixava exausta.Assim sendo essa é uma fase q vai passar se Deus quiser logo.Com certeza estou é vou supri-la com MT amor e CARINHO.MAMÃE precisamos ler ...nos informar...mas vc é a única pessoa q sabe o q é melhor p vc e seus filhos!!!

Unknown disse...

Meu filho está a 14 dias sem o peito ele sente falta mas o endocrinologista disse que não posso devido ao remédio que estou tomando estou com hipertireoidismo. Também está com febre e agora parece gripado.

Back to Top