0

A beleza da vida - Amamentação

Para R.

Prosseguindo meu último post, continuo com a nossa fantástica fábrica de gente. A gestação possibilitava que a fêmea protegesse o feto aonde quer que estivesse - e agora o leite irá prover as primeiras necessidades desse filhote mesmo em período de escassez.

Os mamíferos são aqueles que mamam quando filhotes; o leite é espécie-específico, e cada um tem características ÚNICAS. Filhotes são particularmente vulneráveis, e a natureza não é burra a ponto de errar aqui.

Nossos bebês nascem turbinados de anticorpos, que a placenta alimentava - mas nascemos encharcados. O que fazer? Atrasar a descida do leite, prover apenas algumas gotas de colostro, um concentrado de anticorpos, nos primeiros dias. Como o sistema imunológico ainda levará anos para se firmar, doses de anticorpos direto do seio materno, por toda a lactação.

Somos cabeçudos e eretos, nascemos prematuros - mais do que qualquer outro grande primata. Nosso cérebro tem ali, uns 25%~35% formados - todo o resto se desenvolverá fisicamente nos próximos 18 meses. Do que precisamos? Um alimento para o cérebro. Temos um leite poderosíssimo em lactose, um carboidrato denso, energético.

Nossos bebês possuem os rins, intestino 'crus' (esse nosso cérebro grande e a pressa de nascer.....). Um leite de baixo teor de sais, de digestão rápida, altíssima absorção de ferro, grande quantidade de anticorpos. Contém uma receita específica que fez com que nós, humanos, chegássemos aqui, no século XXI D.C. O bebê não nasce com o reflexo de sugar e necessidade de levar tudo a boca à toa: é uma necessidade ancestral, precisamos mamar, mamar, mamar.

Além de ser uma receita certeira, o leite ainda mostra a necessidade de proximidade de mãe e filhotes. Uma coelha, que amamenta pouquíssimas vezes ao dia, ausentando-se da toca para afastar predadores, tem um leite riquíssimo em proteínas e gordura. Uma cabra, que tem o filhote grudado à si, tem um leite de baixa quantidade de proteínas e gordura. O leite humano contém ainda menos quantidade desses compostos, e você dirá que o bebê deve mamar a cada 3 ou 4 horas? Tentar manipular ou controlar as mamadas de um bebê é simplesmente descartar todos esses anos de humanidade. Todo o trajeto que fizemos até aqui, os acertos da mãe natureza.

Hoje, a organização mundial de saúde e a sociedade brasileira de pediatria são enfáticas: até os seis meses, o bebê só precisa de leite humano, livre demanda. Nada de chá, leite artificial, papinha, churrasco ou lasanha. Leite humano e ponto. Depois dos primeiros seis meses, podemos começar com frutas, carnes, verduras, cereais. O leite de vaca não é nem de longe uma necessidade, e sim um grande alergêno em muitos bebês.

Somos uma espécie de longa infância, um longo tempo para desenvolvermos nossa usina de idéias. O leite é o carro-chefe de todo o primeiro ano - após isso, ele vai lentamente abandonado pelo próprio bebê, que encontra outras coisas mais interessantes a fazer no mundo. As recomendações são manter a amamentação até dois anos ou mais - e não é difícil compreender o porquê.

Nosso leite é especial. Especialmente desenvolvido por humanos e para humanos.



[1] Criando Bebês / by Howard Chilton
[2] Our babies, Ourselves / by Meredith Small
[3] Besame Mucho / by Carlos Gonzalez.


0 comentários:

Back to Top