Alienação por não ter TV?

Uma coisa que não entendo é a mania das pessoas de acharem que as boas informações estão na TV. Ou que não assistir TV é alienação. Em bom francês, bull shit.
Não existe nenhuma tarefa que uma TV faça melhor que um computador. Simplesmente, notícias tenho N sites, com possibilidade de comentar, enviar, refutar, discutir. Tenho blogs de opiniões, de notícias, de tecnologia, de ajuda, de estudo. Posso ver trechos de programas no youtube. Posso jogar, receber piadas e videos, participar de virais, rir, aprender. Posso ler sobre medicina, parto, ou qualquer outro assunto de meu interesse. Meus contatos no twitter, orkut, Google Reader e listas de discussão simplesmente me repassam mais informações relevantes do que em qualquer outra época da minha vida já recebi. E na mais diferentes abordagens.

Eu não vou até a informação. A informação vem até mim. Eu nunca tive acesso a tantas notícias e nuances.



Agora... e uma criança de 5 anos? Estaria ela preparada para assistir notícias detalhadas sobre a morte da menina Isabela? Estaria ele preparado para ser crítico com os arquétipos femininos falidos da novela? Estaria ele pronto para QUALQUER senso crítico com a exposição à tantas propagandas anexadas a seu desenho? O que qualquer uma dessas coisas acrescentará a vida dele a essa altura?

Seria mais ou menos assim: como meu filho vai ter que trabalhar a vida toda, com 5 anos eu já vou colocá-lo para carpinar o dia todo, para aprender o valor do dinheiro. Certo? Não, errado. Não podemos forçar um aprendizado para o qual a criança não tem maturidade para compreender. E se perguntam 'onde as crianças vêem tanta violência, deve ser colegas de escola, filhos de drogados'. E deixa lá, a TV ligada nas 'notícias', na novela clichê com seu mito romântico, com suas violências descaradas. E ofertamos isso a pequenas crianças como se elas conseguissem já diferenciar os valores e não simplesmente assimilar.

Em poucos anos, é líquido e claro que meu filho quererá ingressar em alguma rede social - e terei que pensar nas regras de segurança. Mas não tenho a menor expectativa que jornais massificados para toda uma população de hoje ajudariam o desenvolvimento do senso crítico dele. Com a alfabetização e internetização, meu filho assidualmente receberá as notícias das tragédias das fontes na web. E também aprenderá a ver que uma notícia tem vários lados.

Ver desenhos, animações, joguinhos, tudo isso meu filho tem. E mais: ele decide o que quer e quando quer. Gabriel já é exposto à propagandas de todos os lados, a tv só pioraria.

O que não assistir o jornal nacional ou o vale a pena ver de novo tem a ver com alienação? Por que precocemente infiltrar informações que a criança ainda não consegue assimilar numa infância tão precoce? Pra mim, TV que é alienante.

1 comentários:

Cas disse...

EXcelente !!!!

Back to Top