Alergia à proteína do leite de vaca

Quando lidamos com muitas lactantes, acabamos nos habituando a ver os pequenos (e grandes) problemas que se encontram no caminho da amamentação. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma.
http://maenatural.blogspot.com/2010/05/hoje-e-o-dia-da-prevencao-alergia.html
http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/

Existe muita confusão da APLV com intolerância à lactose. A real intolerância à lactose é raríssimo em bebês (pense, mamíferos intolerantes não sobreviveram muito bem). Porém, muito diferente é a questão da alimentação com leite de vaca: essa coisa de 'tomar leite' de outro bicho vida afora é super recente em nossa história. Não me admira que uma boa quantidade dos bebês (uns 5%) apresentem alergia em algum grau.

O mais intrigante dessa história é que as proteínas do leite de vaca consumido pela mãe 'passam' de algum modo para o leite humano. O 'tratamento' se resume a excluir da dieta do bebê (e da mãe) todos os alimentos com leite e derivados (inclusive os com 'traços' de leite). É um trabalho interessante, e peculiar é perceber que praticamente todos os industrializados possuem alguma quantidade de leite.

Existem vários relatos maravilhosos de mamíferas que amamentaram seus bebês/toddlers alérgicos até o desmame natural, sem nenhum tipo de outro leite:
GVA
Meu filho é alérgico a leite

O que acontece de fato que é (infelizmente), muito antes do diagnóstico ser elaborado, o bebê já não mama no peito a algum tempo - e, é claro, introduzir leite artificial baseado em leite de vaca não exatamente ajudou. Repetindo: tirar o bebê do aleitamento materno por que ele tem alergia à vacas é bizarro - a não ser que ele fosse um bezerro.

Os leites artificiais para alérgicos mais conhecidos são 'pregomin' e 'neocate'. São latas bastante caras (joga no google que vocês já percebem). Bebês que tenham esse tipo de problema de saúde e cujas famílias não puderem prover seu custeio podem pedir ajuda do governo. Segundo Ana Flavia Lacchia (obrigada pela pauta, viu rs), a ONG Sempre Vita pode ajudar nas informações desses procedimentos e legislação.
http://www.gruposemprevita.org.br/legislacao.html
Porém, os casos que tenho acompanhado levam perto de um mês para ser finalizado. Há também vários relatos de 'atrasos', o que é claro pode ser complicado para bebês muito novos (que de fato precisam de leite todos os dias, e várias vezes). Por sinal, dê uma olhada aqui nesta campanha para ajudar este bebezinho.

O melhor leite para bebês humanos é o leite humano - inclusive para humaninhos com APLV. Aliás, a mãe deveria no mínimo ter o direito de receber o dinheiro que não gastou em latas de leite e aplicar em benefício próprio! Já pensou quanto isso rende?



PS - No site da ONG, podemos encontrar várias informações. Repasso esse protocolo, do estado de São Paulo.
http://www.saude.sp.gov.br/resources/geral/acoes_da_sessp/assistencia_farmaceutica/protocolo_leites.pdf

1 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei bastante desse site

Back to Top