4

Segundo filho

Estava devendo esse post, em resposta à Dani e também por causa de uma grande e proveitosa discussão que tive.

Sou da opinião que filho é igual piscina gelada, não dá pra pensar muito antes de pular não! Se a gente fica pensando no frio da piscina, até o corpo acostumar; depois ter que sair, se secar, tomar banho, o cloro da piscina, o sol, o protetor - a gente não vai. Se pensar muito, a gente não vai *mesmo*, precisa de coragem e pular de uma vez. Depois, é uma delícia.

A gente deveria ter o segundo filho antes do primeiro, porque é infinitamente mais simples: a gente já encaixotou os palpites e palpiteiros, já educou os avós, já temos uma longa confiança em nós mesmos (poxa, o mais velho sobreviveu a nós!), e não tem tempo pra frescuras. Não tem tanta cobrança - aliás, acho que Angelina Jolie pensa o mesmo. Ter o segundo filho deixa toda a relação mais leve, porque simplificamos ainda mais os problemas. A gente desencana de bobagens, desapega, leva menos a sério, menos caraminholas.

Ter dois não é caro em dobro, é um pouco menos: vc vai comprar menos coisa pro enxoval, menos brinquedos, tem desconto em escola. Ter dois filhos não é o dobro de trabalho: o desenho é compartilhado, a comida é a mesma, brincam juntos, se entretem. E sabe, a gente sempre dá conta, dá um jeito.

Existe algumas textos muito interessantes por aí. Este, por exemplo, mostra uma mãe que teve muita dificuldade de aceitar a nova condição. Lembro-me perfeitamente do meu filho mais velho parecer ENORME, muito grande, muito crescido. Felizmente, tive um ótimo parto e não tive tantas dificuldades como a autora.

Existem mil motivos para se desejar mais um filho, sou contra ter o segundo filho *só* para fazer 'companhia' p'ro mais velho. Simplesmente, filho não é para servir de brinquedo dos outros, filho dá trabalho. É necessário estar disposta a tudo novamente, toda a entrega física da gravidez e emocional dos primeiros meses.

É uma experiência que recomendo fortemente; existe a velha piada dos cuidados com os filhos, muito engraçado, e tem um fundo de verdade. Bom, acho que faz parte de ser irmão caçula ter as coisas tudo mais ou menos!

P.S - Por uma coincidência incrível, hoje tem o mesmo tema na mamíferas.

4 comentários:

Dani Garbellini disse...

Ainda não consegui te responder (ainda farei, tá?), mas quero ao menos agradecer, por enquanto.

Bjs

Dani Garbellini disse...

Cintia, tudo bem?
Finalmente consegui escrever novamente sobre o assunto:
http://danielices.blogspot.com/2010/10/ainda-nao.html

Beijos!

Katarina disse...

Cintia,
vim ler seu post pelo Link no Blog da Dani, e adorei!
Eu achei tudo o que vc escreveu perfeito! Também acho que ter outro filho é uma vontade que tem que ser dos pais e não apenas para dar um irmãozinho ao filho.
Estou me aventurando no segundo filho, ainda na barriga e aproveitando todas as facilidades do segundo filho, e está sendo muito mais gostoso!
bjos

Anônimo disse...

Oi!!!!
Faz um tempão que eu não apareço, muito trabalho...

Poxa, vou fazer uma lista de prós e contras de ter mais um filho agora... na verdade agora não posso, não dá, não quero.
Mas to com comichão pra ter um bebê...

Adorei o texto, como sempre!

Bjo!
Cath da Laura

Back to Top