2

Cólicas não existem

É, o título é pra chamar vocês até aqui. Vai a frase completa agora: depois de dois bebês, muito chorões eu ainda não acredito que cólicas sejam desconfortos abdominais. A partir de agora, você pode (a) não acreditar, não ter como rebater e sair em disparada, (b) ler meu argumento e pensar se faz sentido. E não, não pretendo convencer ninguém, já estou plenamente convencida e não preciso converter ninguém.

A tal cólica do lactente em tese acontece a partir de 2 ou 3 semanas, vai até 3 meses. Acontece durante a tardinha ou a noite. O bebê chora até perder o fôlego, fica roxo, bater as pernas, gritos cortantes. Algumas vezes, horas a fio.

Ok. Vamos analisar então um desconforto intestinal que ocorre tanto quando se toma o leite humano quanto o leite artificial, na mesma proporção - ué, mas o leite de vaca não é mais pesado? E porque é que o leite só teria esse efeito depois da 2 semana, o bebê não era antes mais imaturo e tomava o mesmo leite? E porque em sociedades que praticam cama compartilhada, que o bebê fica o tempo todo no colo desconhecem tal síndrome?

Bebezinhos mamam a cada 2, 3 horas, inclusive de madrugada. Mama-dorme-mama-dorme . Porque é que causaria só dor nesse horário específico? E como é que o bebê poderia ter tanta dificuldade em expelir um cocô tão molenga? Eles não são exatamente 'tímidos', e não tem a menor cerimônia.

A tal dor melhora com massagens, shantala, banho de balde, sling, coisas doces - mas não com analgésicos ou com outros remédios. Não acham, tipo assim, BIZARRO?

Minha teoria? Não é minha. Li na ocasião da gravidez do mais velho no 'Criando Bebês', e continuo convicta. Pra mim, é desconforto sim, mas neurológico. Nas primeiras 2 ou 3 semanas, o bebê não percebe muito o mundo a seu redor - seu mundo é o colo, o peito, a mãe, o pai. Depois desse pequeno intervalo, repara-se no mundo, fica um tantinho mais acordado - e é bombardeado de estímulos, com um cérebro que não sabe exatamente o que fazer com tantas coisas.

Os bebês simplesmente não aprenderam a ligar aquela chave de 'slow', diminuir para repousar - é tudo frenético. Estressante. E vai aí, uns 3 ou 4 meses, para que possam aprender a se desligar quando o nível de interação transborda.

Mas ele grita, não quer mamar, não consegue dormir... e isso só piora a situação. Se você deixar um bebê 'passar do ponto' da soneca, bom, você pode ter reais problemas pelas próximas horas. E por que se debatem, chutam? Você conhece algum outro mecanismo que um bebê possa expressar seu completo desconforto?

Shantala, colinho, extero-gestação, peito, almofadinha quente simplesmente fornecerão ao bebê aquela antiga segurança uterina já perdida. Isso não faz intestino nenhum funcionar direito, mas um cérebro sim. Escolha sua teoria favorita (não, bebês não falam), e use-a. Se para você funcionou, poxa, fico feliz.

Mas por favor, mamadeiras, chupeta, funchicória e remédios fazem SIM mal. Escolha outros itens.

2 comentários:

Rafael disse...

faltou comentar que com o remédio funchicórea passa, mas o negócio está mais pra doce do que pra remédio, se levar em conta que tem sacarina na fórmula.

Aline Ricardi disse...

OLha, achei que só eu pensasse que cólicas não existem. Alias, acho que o povo adora dizer q bb tem cólica, assim se o bb chora por qqr motivo, tá explicado: é cólica! tsc

Back to Top