O que vc aprende depois de ser mãe?

Não existe frase mais verdadeira que 'A mãe nasce junto com o bebê'. Quando nasce o bebê, você cruza o rio. Suas teorias ficarão para trás, e agora seu coração que te guiará entre elas.

Descobre que existe sim recém-nascido lindo, o seu. Perceberá por conta que alguns bebês precisam de incentivo para mamar, e outros ficarão horas pendurado. E mesmo seu bebê sendo de um tipo, poderá se transformar em outro de uma hora para outra. Fará uma ou outra 'greve de mamá', por motivos que são impossíveis de descobrir.

Pode ter lido o que quiser, mas você sente que seu bebê necessita de colo como uma flor precisa de água, que seu seio serve de alimento, aconchego, calor e carinho, simultaneamente. Você pode ser especialista em amamentação, com doutorado, e ainda precisará de uma dose de confiança enorme.

Haverão dias que seu bebê chorará, e você não saberá o motivo. Mas TODO MUNDO vai dizer que são cólicas, mesmo quando for fome (¬¬). Descobrirá que as pessoas realmente gostam de expressar suas opiniões a respeito do seu jeito de cuidar do filho.

Não dormir vários dias é uma tortura. Entende rapidamente porque as pessoas ficam com raiva do choro dos bebês, é irritante, cansativo, estressante - foi feito para ser parado. É de cortar o coração, mas adivinhar o que o bebê deseja, só na tentativa-e-erro.

Você pensará se algum dia na vida você poderá voltar a dormir 8h seguidas. Ou sair para namorar. Ou simplesmente ficar com os peitos para dentro da blusa por 3h.

Você se descobrirá em pânico porque seu bebê acordara de hora em hora nas duas noites anteriores. E, para seu deleite, dormirá 6h seguidas na próxima noite.

Não interessa muito o que você pense sobre seu trabalho, você descobrirá que 5 meses é muito pouco tempo. Que você precisa de seu bebê, e seu bebê precisa de você. Descobre que você pode ter se sentido extremamente abatida, mas não acredita que alguém saberia cuidar do seu bebê - afinal, você percebe o quão frágil é a relação, as características daquele bebê naquele tempo.

Você descobre que 'criança não tem que querer', 'bebê TEM que ser independente e dormir no berço', 'filho meu não fará birra', 'é só falta de palmada', 'esse bebê tá viciado em colo' são frases estúpidas de gente que não compreende o desenvolvimento de uma criança. Que não podemos determinar em que o bebê irá se desenvolver, nem como - ele fará na idade certa dele.

Descobrirá que as revistas sobre crianças são parciais e superficiais. Que a maioria dos pediatras não tem o menor conhecimento ou lide psicológica de crianças. Que nenhum pediatra na face da terra saberá mais do que você sobre seu filho.

Descobre que o bebê não precisa do quarto de princesa, nem do carrinho de mil reais. Só de colo, carinho, leite, roupa e fralda. O resto ele não sentirá falta, garanto.

Ter um bebê é assim: você nunca saberá ao certo quantas horas irá dormir, onde, o que irá comer, se ele irá sentar ou falar. É tudo uma surpresa, e tudo o que podemos fazer é curtir. E dormir o máximo que der.

1 comentários:

Quérol disse...

E eu que achava que tinha aprendido TUDO sobre maternidade quando ainda estava grávida...se fosse tão fácil quanto a teoria rs.

Carol C.

Back to Top