0

A rotina do bebê

Esse post tem muitos links. Acessem-nos.

Tem N livros e M discussões sobre isso. As melhores que já encontrei foi na comunidade Soluções para Noites sem Choro e seu homônimo multiply.

Minha opinião? Existe todo o tipo de bebês: dos mais calminhos aos mais exaltados. Alguns podem ser calmos desde sempre, podem passar de mão em mão, dormirão até na balada. Outros, ao menor sinal de estímulos, tornam-se irritadiço por várias horas. Já me contaram que existem bebês que quando estão com sono, fecham os olhos e dormem, sem ajuda. Eu acho que é lenda urbana o.O

Meus bebês, super ariscos, desde sempre tinham dificuldades em dormir, então não era opcional ajudá-los a seguir suas próprias rotinas. Note bem a palavra: ajudar. É parte de nosso trabalho como cuidadores não deixar 'passar do ponto', ajudar a aumentar as sonecas restauradoras. O segredo aqui sempre foi amor, carinho, paciência, os 5 'S's do Dr. Karp, sling. Muito sling. Mais sling. Fácil não é, nem era para ser.

Em franco desenvolvimento, as necessidades de sono do bebê variam conforme a idade (olhe, como exemplo, esta tabela aqui). Lá pelos 4~6 meses, é provável que o bebê tenha elaborado um ritmo próprio - ajudado ou não pelos cuidadores.

Existe um sem número de bebês que chegam a tal ponto de exaustão que simplesmente não conseguem relaxar para dormir, e quando o fazem, acordam aos pulos. Não acredito de maneira nenhuma na máxima 'não o deixe dormir de dia que ele dormirá a noite'. É uma tragédia sem precedentes tanto de dia quanto de noite. Bebês exaustos berram, debatem-se, gritam muito. É meio assustador.

Acordar a noite para mamar é normal, esperado e saudável. Não confunda: se seu bebê acorda demais, ele pode não estar com fome, e sim exausto. Dar o leite artificial (leia-se, o leite-feijoada) só irá mascarar o problema.

Se ele não tem uma rotina visível, mas não é um bebê irritado em hora nenhuma, ótimo, não precisou de ajuda. Em todos os outros casos, uma mãozinha na rotina faz uma diferença incrível.

Se tudo o mais falhar, lembre-se: ele vai crescer. De qualquer maneira isso irá passar.

0 comentários:

Back to Top