0

Saber ouvir 'não'

Eu não sei jogar muitas coisas. Video-game é uma delas. Outra é o joguinho do sim-ou-não. Você fala 'não' querendo dizer 'sim', torcendo para que o interlocutor insista e esqueça o seu 'não' - viceversa, versavice. Tudo muito complexo, elaborado, e tri embaralhado, desisto 3 dias antes de conseguir começar.

E que no meu mundinho, 'sim' e 'não' são palavras binárias. E são sempre respostas plausíveis para perguntas. Exemplos práticos:

'Quer ajuda?'
'Quer mais macarrão?'

Perguntas que enfim, podem e devem ser feitas à crianças. Crianças, por conta de sua comunicação e habilidades sociais diferenciadas, não vão conseguir expressar seus sentimentos em forma de palavras. Logo, manda a boa educação que você, a pessoa equilibrada, madura e sensata da relação pergunte. Às vezes a gente, na pressa e na falta de costume, esquece. Mas faça um esforço, vale a pena. 

'Você quer que eu amarre o seu tênis?'
'Você quer que eu corte a carne?'
'Você quer ajuda para montar o quebra-cabeças?'
'Posso te pegar no colo?'
'Posso te abraçar/beijar?'

E mais importante do que perguntar (afinal, uma criança AINDA é uma pessoa), é aceitar a resposta. 

Não é não. Aceite. Se você NÃO consegue lidar com um 'não', acho melhor você ir se tratar. Insistir quando a criança já falou 'não' é falta de educação, perda de tempo e um desserviço à educação emocional da criança. 

0 comentários:

Back to Top