2

Letra cursiva - obsoleta??

Saiu hoje uma determinação no estado de Indiana (Estados Unidos) que as escolas públicas não são mais obrigadas a ensinar letra cursiva, e focar na proficiência em digitação. Tem uma porrada de links no google, mas tudo em inglês.

Choquei na hora. Fiquei assim: mas hein, como é que vão tirar LETRA CURSIVA? Como uma criança vai crescer SEM SABER LETRA CURSIVA, só usando letra de forma???? Que absurdo.

Aí fui ler certinho as críticas. Muita gente reclamando que as crianças iam ter assinaturas mais 'parecidas' entre si e mais 'falsificáveis'. Ok, passaremos anos a fio obrigando as crianças a aprender novas letras para que as assinaturas (coisa obsoleta e que logo vai sair de moda) delas sejam um pouco mais diferentes. Não, argumento inválido.

Outras pessoas falando que a leitura de documentos históricos manuscritos ficará prejudicada. Pelamor, né, inválido.

Mais uma falando que as crianças não vão conseguir ler letras manuscritas de outros. Será? Hummmmm, pera pera, não é porque eu não escrevo em letra de forma minúscula que não reconheço letras neste formato.

Lembrei que a maior parte de meus colegas escreve em letra de forma, quase tão rápido quanto eu em letra cursiva. Letra cursiva é linda, tem personalidade própria, mas juro, gente, não consegui achar NENHUMA RAZÃO pela qual uma criança precise aprendê-la. É skill obsoleta!

Agora, aparentemente pesquisas indicam que escrever à mão é muito importante para crianças, melhorando raciocínio cerebral e etc. Mas veja: não foi uma diferenciação entre letra de forma e letra cursiva (ambas escritas).

E aí, o que vocês acham? Eu adoraria poderia ser nostálgica e dizer que letra cursiva é totalmente necessária, mas sinceramente, não tenho NENHUM argumento para defender.

2 comentários:

Talita disse...

Ártemis,

Sou pedagoga e trabalho com alfabetização.

Considero a letra cursiva útil sim.

E não é esse bicho-de-sete cabeças todo para ensinar não.

Na verdade, é só lembrar o porque de sua criação.

Láaa atrás, quando os monges copistas perceberam que traçar as palavras em um traço único, ligado, era mais rápido que traçar caracteres separados. Simples assim. Foi uma técnica para auxiliar a produtividade da cópia.


O grande problema dos americanos é que eles alfabetizavam diretamente em letra cursiva, e antigamente aqui no Brasil, em sua maior parte, também.

E a tal característica que facilitava a cópia (escrita ligada) dificultava a alfabetização, pois o aluno não distinguia uma letra de outra.

Atualmente, a orientação mais utilizada é alfabetizar com o alfabeto maiúsculo de imprensa, de mais fácil reconhecimento.

Somente quando a criança estiver alfabetizada, e fazendo a correspondência entre todas as letras, é que se inicia gradativamente o uso da cursiva.

Na minha experiência, em menos de um semestre todas as crianças da sala já escreviam e liam com a cursiva, sem traumas e com tranquilidade.

Abraço.

Talita disse...

Cursive (from Latin curro, currere, cucurri, cursum, to run, hasten[1]) is any style of handwriting that is designed for writing notes and letters quickly by hand.


http://en.wikipedia.org/wiki/Cursive

Back to Top