2

Tutorial feed RSS

Se vc sabe o que é isso e já me segue, pule esse post. 

Eu sei, eu sei que a maioria das minhas leitoras tem vontade de falar assim pra mim:

Escuta, rola você me avisar quando sai um post novo nesse barraco? Porque né, a frequencia é caótica, ou você cria um todo dia ou um a cada mês. Eu não vou lembrar desse site cor-de-arco-íris todo dia. 

Aí eu respondo que a melhor coisa desse mundo blogosférico é o Leitor de RSS. Existem vários, eu uso o google reader. Se joga lá:
http://www.google.com/reader/

Você vai ter que se logar em alguma conta do google (e se você esteve numa masmorra nos últimos 5 anos, pode criar uma conta nova) e provavelmente clicar em meia dúzia de 'autorizo', 'OK' e coisas assim.
E de repente, aparece uma janela mais ou menos assim:
Clique para abrir grande em outra aba

No menu do lado direito não deve ter quase nada. Por outro lado, no corpo da página (a parte central) deve ter 109732197231923 de coisas que você não faz idéia de porque estão lá. A saber, elas provavelmente foram indicadas por algum contato seu, mas como você provavelmente não vai ter saco de ler tudo, escolha 'Marcar tudo como lido'.

Clique para abrir grande em outra aba

E agora você está livre para assinar coisas!
Então, vc tem várias opções. A primeira é ir no botão 'Adicionar inscrição'; aparece um popup para preencher com o blog. Aperte 'OK' e veja esse site aparecer na lista de inscrições:

Clique para abrir grande em outra aba


Outra maneira de seguir blogs de plataformas convencionais (blogspot/blogger, wordpress, etc) é apertar o botão 'Seguir' que sempre tem no menu de cabeçalho ou no corpo do blog. No meu blog, fica do menu do lado direito:
Seguir 'publicamente' quer dizer que sua fotinho vai aparecer ali (se vc preencheu o cadastro todo do blogspot/conta google) e eu vou saber que vc está me seguindo (ai que medo, stalkers). Nada mais que isso, ok?

O meu bloguinho vai aparecer na tua lista de 'Blogs que estou acompanhando', que fica numa subpasta de 'Inscrições'.
E aí, vc pergunta? O que acontece?
Acontece que vc vai agora e cadastra TOOOOOOODOS os sites RSS/blogs e tudo o mais no seu google reader. Todos. E toda vez que tiver algo novo no site, vai aparecer aí no teu google reader. Ao invés de vc ir um por um, tudo vai aparecer no mesmo lugar - tem o link pro post original, também.

E pronto, seja uma pessoa feliz com milhões de sites do reader como eu. Você só vai xingar muito quando encontrar uns sites que só fornecem o 'começo' do post, te fazendo obrigatoriamente clicar no post original para ler na íntegra. Mas eu sei que configurar o seu blog pra publicar pedaço do post faz cair o dedo - se você tem um blog, corre lá agora. Verifique se as pessoas estão te xingando ou te amando: no blogger, a configuração é aba 'Configuração'/ sub-aba 'Site Feed', 'Permitir feeds do blog'. Deixem 'completa', seus seguidores serão pessoas mais felizes.

O google reader não é o único reader RSS que existe: mas é o meu preferido! Eu google reader. 

Se você ainda não tá satisfeito de ter que ir no google reader frequentemente, tem outras opções mais preguiçosas. Mas precisa ser um pouco mais avançado daí.
Logado na conta do google, vai lá em http://www.google.com/ig ou http://igoogle.com/. Tá vendo que legal? Uma página do google pra você configurar do jeito que você quiser, cheia de tranqueiras.

Clique para abrir grande em outra aba



2 comentários:

Rosa Lopes disse...

Realmente eu abri o meu e estavam todos lá. O único detalhe é que não uso praticamente o gmail. Eu uso yahoo pra os posts.
Aí fico na mesma.
Cíntia, coloca uma janela de inscrição pelo FeedBurner que alcançará a todos.
bj

Ártemis disse...

Rosa,

A dica é ótima. Vou fazer um segundo texto dessa série, para outros leitores de RSS.

Mas eu tô numa fase de preguiça crônica. rs

Back to Top