8

Nem sempre é fome!

Eu tô meio cansada dessa coisa de deduzir que todo choro persistente é fome.

O bebê é tratado como um enorme sistema digestório: se chora, é fome, gases, cólicas intestinais. No bebê amamentado então, onde não se vê o leite 'entrando', não dou 3 minutos para aparecer uma santa alma tentando te ajudar: dá mucilon, dá NAN, teu leite é fraco, vc tem pouco leite, teu leite secou.

Quando eu não era mãe, achava que as pós-maternidade tinham um dom superior de adivinhar o que os bebês sentiam pelo choro. Ah, uma sede (água na mamadeira), fome (leite com mucilon na mamadeira) e pronto, chupeta, bebê quieto. Mal sabia eu que mamadeira e chupeta são mascaradores de necessidades reais.

O fato é, depois de alguns poucos meses é possível identificar a maior parte das vezes necessidades, mas apenas de seu PRÓPRIO bebê. Mas haverão vezes em que não faremos idéia do que a bolinha chorona precisa e, enfim, esses dias passarão.

Mas, se seu filho chora mais do se espera, acorda já chorando, verifique a quantidade de sonecas. Bebês com sono e cansados choram, choram, choram, e pasmém, dormem pessimamente. Antes de acreditar que o leite do peito 'acabou' ou que é pouco, verifique se o bebê dorme o suficiente. Qualquer coisa, passem na Soluções.

Bebê que dorme pouco pode até mamar 'mal' e engordar pouco. Agora, tascar uma mamadeira de NAN só vai fazer seu filho ficar estufado e desmaiar para fazer essa digestão. Não é porque a mamadeira 'resolveu' que o problema era fome!

8 comentários:

Unknown disse...

Ótimas reflexões.
Assino embaixo td o q disse.
Realmente sempre colocam a culpa de tudo no leite. Esquecem q o choro é a única forma de comunicação do bebÊ, então ele chora por N motivos.
Bjinhos!
Ah, sou lá do GVA e vi seu blog um dia desses. Adorei e add tá.

Suellen disse...

Oi Cíntia! Deeeus vc me deu uma luz flor!! Eu tava pra socar NAN goela a baixo na minha menina, se vc puder passar no meu blog verá que eu até postei falando que achava que meu leite não tava dando pois ela (ainda) não dorme durante o dia/tarde..hahaha..Te achei pelo blog http://fisiodoula.blogspot.com/ !
Obrigado pelo post, adorei lê-lo.
A diferença do que vc disse pelo que passo com minha nenê, é que ela não chora, nem de dia nem de noite, simplesmente de manhã ela não dorme, fica o dia todo no peito/brincar/peito/brincar e por ai vai..de noite acorda de 3 em 3 horas, mama e dorme!
Tem algo a dizer sobre isso?
Obrigado
bjos

Cintia disse...

Poxa meninas, que bom que vocês gostaram!

Suellen, olhei seu blog, sua menina é bem pequenininha, né? Uns 4 meses?

Olha, seria muita prepotência minha ter 'algo a dizer' mas, puxa, 3 em 3 horas a noite para um bebê tão pequeno está LOUCO de bom, não está?

Se não está irritada, se mama bem, se dorme a tarde, se acorda feliz, eu não reclamaria! ;)

Mas, passe lá na Soluções e crie um tópico com toda a rotininha dela e peça palpites se tiver dúvidas.

Juliana Beaup disse...

Super pertinente!!!! Eu ouvia essa pérola ate quando o leite artificial aqui em casa reinava....mas é aquela regrinha antiga onde o bebe é uma maquina, se esta limpo e ainda asism chora, so pode ser fome, alias, bebes so choram quando estao com fome ou sujos......

Amyntaamoon disse...

Pois é ... eu descobrí isso ontem aqui em casa. Depois de trocar umas 4 fraldas num intervalo de 2 horas e ver a barriga pra lá d einxada da Alice foi que eu me toquei qeu choro não é fome. Dureza é adivinhar o que o neném quer!

Anônimo disse...

não é dureza, é apenas experiência: saber o que o bebê quer depende do quanto vc conhece o bebê, apenas disso

Luciana Onofre disse...

adorei seu espaço,


Luciana Onofre

http://gherminando.blogspot.com/

Unknown disse...

Se minha mão soubesse disso, talvez eu não fosse obeso hoje.

Back to Top